Tipos de gravação para brindes personalizados

A personalização do seu brinde pode ser feita por diferentes tipos de gravação, que podem variar de acordo com o material do produto escolhido.

Abaixo, explicamos brevemente sobre os tipos de gravação que trabalhamos. Nossos colaboradores indicarão as melhores opções de gravação ao solicitar um orçamento em nosso site. Confira:

Gravação a laser

A gravação a laser é um processo controlado e que não gera resíduos, sendo assim uma alternativa ecológica de impressão.

Graças à precisão do feixe de laser, as gravações são feitas de forma precisa com impressões de alta qualidade e permanente, pois o laser “queima” a peça, permanecendo a inscrição no produto por toda a vida útil do mesmo.

Gráficos, logotipos, textos, ícones e símbolos podem ser facilmente gravados com alta precisão.
Por trabalhar com feixes de laser que “queimam” a peça, não é possível a utilização de cores para a gravação a laser. As impressões ficam com um tom cinza chumbo, com exceção aos produtos pretos, onde normalmente a impressão fica em tons dourados.

Impressão digital

A impressão digital dispensa o uso de fotolitos, é feita em impressoras digitais de alta resolução, sem limitação de cores e com ótima precisão em seus traços.

Graças ao avanço da tecnologia das impressoras, a impressão digital foi ganhando mercado e hoje pode ser utilizada em diversos tipos de materiais, como plástico, papelão, mateira entre outros. Além da qualidade de impressão, a durabilidade também aumentou significantemente, sendo hoje um método bastante recomendado de impressão, podendo aproveitar as mais diversas cores disponíveis em sua arte a ser impressa.

Silkscreen ou Serigrafia

A gravação por silkscreen, ou também serigrafia, é um dos mais antigos processos de impressão e também um dos mais flexíveis do mercado, pois pode ser realizado na maioria dos materiais existentes.
Atualmente, o seu processo é totalmente automatizado, onde as imagens são gravadas em processo fotográfico (fotolito) em telas sintéticas especiais, revestidas com uma fina camada impermeável às tintas. Cada tela é fixada em uma moldura rígida e posteriormente posicionada sobre a superfície a ser impressa.

O silk ser impresso em até cinco cores distintas em um mesmo arquivo.

Tampografia

A tampografia é um processo de impressão por transferência indireta de tinta, onde a partir de um modelo gravado em baixo relevo, recebe a tinta embebido em uma almofada de silicone, como se fosse um carimbo.

Oferece uma grande definição e precisão em traços de linhas finas, sendo um processo bastante versátil e muito utilizado para impressão em superfícies cilíndricas, curvas ou irregulares.

Etiqueta resinada

A impressão por etiqueta resinada, ou simplesmente resina, possui uma grande flexibilidade e altíssima qualidade de impressão, sem limitação de cores.

A etiqueta resinada é impressa contendo a arte desejada e depois é aplicada no material escolhido. Muito utilizada para impressões em pen-drives, chaveiros, porta retrato digital entre outros.

Gravação Hotstamp / Baixo relevo

Na impressão hotstamp (ou hotstamping), a arte é impressa através de uma matriz, com a possibilidade de utilizar cores especiais, como o prata ou dourado, em uma combinação de muito requinte e que valoriza o produto.

É um sistema semelhante à tipografia (a matriz de impressão utiliza clichês e é dura e plana, normalmente de metal, na qual a arte a ser impressa está em alto-relevo), porém o clichê não recebe tinta, sendo apenas aquecido e pressionado sobre uma tira de material sintético revestida de uma finíssima camada metálica. Quando a camada metálica é pressionada pelo clichê quente, desprende-se da fita e adere à superfície do material a ser impresso. Esse sistema é utilizado para imprimir pequenos detalhes, produzindo efeitos metalizados.

É muito utilizada para materiais como couro ou papel, e também pode ser utilizada para gravações em baixo relevo.